O Hobbit

O Hobbit

Mais que uma história de fantasia, o Hobbit é uma saga, uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. O autor com a maestria que lhe é peculiar narra a jornada de Bilbo Bolseiro com beleza, inteligência, humor e clareza que nos coloca dentro da história, como se estivéssemos assistindo às cenas, mas para além da beleza literária o livro nos fará pensar em assuntos profundos como a superação de problemas, a auto responsabilidade diante das dificuldade, a amizade, compromisso e até mesmo na providência divina, trazendo, ainda que ao final da história, a reflexão sobre se temos realmente méritos em nossas conquistas ou se apenas fomos divinamente conduzidos àquele momento de vitória. Sendo assim ler o Hobbit é uma experiência maravilhosa que todo ser humano deveria ter. (Resenha escrita por Marcelo Lucas)

Veja a sinopse oficial:

Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.

Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, como os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler para descobrir.

Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura de fantasia mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infantojuvenil de todos os tempos.




Publicado em 1937, O Hobbit foi o primeiro livro autoral de J.R.R. Tolkien a ser publicado. A história se passa no até então desconhecido mundo da Terra-média, onde conhecemos o Sr. Bilbo Bolseiro, um pacato e comilão hobbit que gosta de levar a vida em completa tranquilidade. O Sr. Bolseiro tinha 50 anos quando um certo mago vestido de cinza chamado Gandalf aparece em sua toca (muitos hobbits vivem em tocas confortáveis) e o chama para uma aventura. Obviamente, um hobbit sensato teria recusado esse convite absurdo! Mas, por algum motivo inexplicável, Bilbo aceita e isto o coloca numa série de enrascadas ao mesmo tempo cômicas e perigosas. No dia seguinte, Bilbo recebe em sua toca um famoso príncipe do povo dos Anãos (sim, na Terra-média não se diz “Anões”, mas sim “Anãos”!), de nome Thorin Escudo-de-carvalho, e com ele outros doze anãos se juntam em um jantar caótico e muito revelador.



Sobre o autor:
Conhecido internacionalmente como J.R.R. Tolkien, John Ronald Reuel Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Nascido no Estado Livre de Orange (atual África do Sul), passou a viver na Inglaterra a partir dos 3 anos de idade. Desde pequeno ele era fascinado por línguas e costumava inventar seus próprios idiomas. Doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e de Dublin, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e recebeu o título de doutor honorário em Letras pela Universidade de Oxford. Tolkien é considerado o "mestre da literatura fantástica". Suas obras, como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações de escritores e leitores no mundo todo.

















Comentários